Histórico


Uma proposta de Ensino Religioso Escolar  de Escolas Dominicanas (Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils) que foi elaborada a partir de uma construção coletiva envolvendo as Províncias Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Guadalupe e Madre Anastasie. A Equipe de Educação da Rede, impulsionada pela LDB 9.394/96, assumiu construir uma proposta de ERE que partisse da metodologia participativa. Tendo estabelecido o objeto de estudo – Dimensão religiosa do ser humano e suas manifestações –, foi elaborada uma Matriz Curricular para o ERE, tendo presente o projeto de Educação Religiosa geral, que contemplava  três dimensões: Ensino Religioso, Pastoral e Aprofundamento Cristão. A construção da Matriz Curricular do Ensino Religioso e os desafios encontrados em sua implantação nas escolas resultaram na divulgação do Caderno Diretrizes da educação Religiosa das escolas Dominicanas.
Atualmente, a Equipe de educação, formada por educadores de várias instituições dominicanas das três Províncias, dedicam-se à elaboração das Dimensões da Pastoral, à luz do conceito da Aliança.
Toda esta trajetória é assessorada por Ir. Rejane de Paiva, dominicana da Província Nossa Senhora do Rosário e Mestre em Ciências da Religião, e Adalgisa de Oliveira GonçalvesDoutora em Ciências Humanas, Mestre em Educação. Professora da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário